Setor Noroeste | Brasília, DF

Uma clínica completa

Uma clínica que atende crianças e adultos, equipada e preparada para cuidar dos problemas envolvendo ouvidos, nariz e garganta.

Fonoterapias

Terapias voltadas para a resolução de problemas de fala, linguagem escrita, voz ou audição

As terapias da voz abrangem vários exercícios vocais que atuam no diagnóstico,  prevenção e tratamento de sintomas como:

• Rouquidão
  • Fadiga vocal
  • Esforço vocal
  • Dificuldade de alcance vocal
  • Dificuldade de projeção vocal
  • Tremor vocal

A análise acústica vocal avalia a qualidade da voz por meio de parâmetros como altura, volume e alcance com a utilização de um software. Essas medidas são relevantes para diagnóstico e identificação de terapia adequada para cada paciente.

A endoscopia nasal é um procedimento normalmente realizado em consultório para examinar a parte interna do nariz. É um exame feito com o uso de um endoscópio, equipamento que possui uma microcâmera em sua ponta, permitindo ver de perto se existe alguma alteração no seu nariz. Esse procedimento normalmente dura alguns minutos e pode ser feito com ou sem anestésico local.

A videolaringoscopia é um exame realizado no próprio consultório para visualizar as regiões da boca, orofaringe, hipofaringe e laringe. Este exame é recomendado para pacientes que apresentam problemas vocais como nódulos, pólipos, laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos, edemas, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias. O exame também pode ter função terapêutica nos casos de retirada de corpos estranhos, por exemplo.

Avalia distúrbios de deglutição e engasgo com uso de um endoscópio que mostra o que acontece na sua boca e garganta quando você ingere alimentos e líquidos. O exame pode avaliar se partes da boca e garganta não funcionam bem, se algumas posições podem ajudá-lo a engolir melhor, se alimentos passam para a sua via respiratória. O exame é realizado em consultório e precisa de jejum de pelo menos 2 horas.

Teste olfatório é um exame simples feito em consultório que avalia qualitativa e quantitativamente a capacidade de perceber cheiros. Oferece-se diferentes odores para que o paciente os identifique, avaliando possíveis perdas olfativas.

Manobra de reposicionamento para tratamento de VPPB. Estas manobras são realizadas em consultório para tratamento dos casos de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

No labirinto, estrutura presente na orelha interna, existem canais que auxiliam na detecção do movimento do seu corpo e enviam as informações obtidas ao cérebro para manutenção do equilíbrio corporal. Nos pacientes com VPPB, ocorre um deslocamento de cristais de carbonato de cálcio que existem dentro do labirinto para dentro desses canais, causando vertigem em posições ou movimentação que não causariam em pessoas sem VPPB. As manobras procuram conduzir os cristais para seu local correto dentro do utrículo.

Embora a cera de ouvido tenha seu papel protetor e seja saudável, quando em excesso pode causar redução da audição, zumbido e sensação de ouvido tampado. A remoção de cerume é feita em consultório e pode ser realizada através de uma lavagem auricular, por meio de sucção ou simplesmente utilizando um instrumento chamado cureta.

Procedimentos

Exames e outros procedimentos

Cirurgias

A cirurgia otorrinolaringológica pode ajudar a corrigir alterações ou lesões envolvendo nariz, ouvidos e boca/garganta que causam problemas como dor, infecções frequentes e problemas respiratórios.

A septoplastia é um procedimento cirúrgico no septo nasal, estrutura formada por osso e cartilagem responsável pela sustentação do nariz e que separa as duas narinas. A cirurgia é indicada nos casos de desvio do septo nasal, em que, por meio de correções cirúrgicas precisas e delicadas, realinhamos o septo nasal e melhoramos a obstrução nasal.

A adenoidectomia é uma cirurgia para remover as adenoides. As adenoides, assim como as amígdalas, fazem parte do sistema de defesa do corpo mas, em alguns casos, podem crescer excessivamente causando obstrução nasal e roncos ou podem ficar cronicamente infectadas causando infecções respiratórias/otites de repetição. Nesses casos, é indicada a remoção cirúrgica das adenoides para resolução dos sintomas.

A amigdalectomia é a cirurgia para remover as amígdalas, sendo uma das cirurgias mais comuns em crianças. As amígdalas ajudam o sistema imunológico a proteger o corpo contra infecções, mas, em alguns casos, podem crescer excessivamente, obstruindo a via respiratória e causando roncos, ou infeccionar constantemente, causando as amigdalites de repetição. Nesses casos, a cirurgia é indicada para resolução dos sintomas.

A microcirurgia de laringe é a cirurgia realizada para tratar doenças das pregas vocais como pólipos, cistos, papiloma e edema de Reike.
A cirurgia é feita com auxílio de microscópio, que permite uma operação precisa e delicada nas pregas vocais, e utilizando o laringoscópio, instrumento inserido pela boca até a laringe, o que assegura uma cirurgia sem necessidade de incisões na pele.

Órgãos interligados

Boca, ouvidos e nariz são conectados e fazem parte do sistema respiratório superior, e compartilham as mesmas membranas mucosas. Por isso é comum que todos esses órgãos sejam afetados pelas mesmas doenças.

SAIBA MAIS