O exame de Processamento Auditivo Central (também chamado com a siglas PAC) é um exame feito para avaliar as habilidades auditivas corticais, ou seja, se o cérebro consegue analisar e interpretar corretamente as mensagens auditivas recebidas. Quando alterado, o PAC indica a presença do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC).
Feito habitualmente em crianças a partir de 6 anos, o PAC pode ser, também, realizado em adultos. Este exame é indicado quando existe suspeita de alteração no processamento auditivo central como nos casos: dificuldade de aprendizagem, dificuldade para ler e escrever, dificuldade em desenvolver a fala, dificuldade em entender frases e piadas, dificuldade em manter conversas longas, dificuldade para organizar um discurso.
Para realizar o PAC, precisamos ter um exame recente de Audiometria e Impedanciometria dentro da normalidade. Em alguns casos, pode haver necessidade, também, de realizar os exames de BERA e P300 antes do PAC.
O exame é feito por fonoaudiólogo, geralmente, em 2 avaliações, levando em torno de 30-60 minutos cada.
Em uma sala silenciosa, utilizando fones de ouvido, o fonoaudiólogo realizará vários testes com o paciente para checar se as mensagens auditivas estão sendo bem interpretadas.
Assim, trata-se de exame indolor, sem necessidade de preparo específico, mas que demanda colaboração e atenção do paciente para sua correta realização.
Realizamos o exame PAC na clínica Otocare no Noroeste (Brasília/DF), em crianças e em adultos. Excelente atendimento. Resultado rápido. Fonoaudiólogos experientes.
Atualmente atendemos aos seguintes planos de saúde:
- CASEC (CODEVASF)
- FASCAL
- PLAS/JMU (STM)
- PROASA
- PRÓ-SAÚDE (TJDFT)
- PRÓ-SER (STJ)
- PRÓ-SOCIAL (TRF)
- SAÚDE CAIXA
- SIS SENADO
- STF MED (STF)
- TRE SAÚDE
- TRT SAÚDE
- TST SAÚDE
- BACEN
- OMINT
- PLAN ASSISTE (MPU)
- SERPRO
Caso não tenha nenhum dos planos de saúde acima listados, entre em contato para saber o valor do exame PAC.