As hastes flexíveis, popularmente conhecidas como cotonete®, podem até ajudar a limpar a porção mais externa do ouvido, mas, no geral, seu uso pode empurrar a cera do ouvido (cerume), causando sintomas como: sensação de ouvido tampado, dificuldade para ouvir, zumbido ou até mesmo dor de ouvido.
O cerume é produzido na porção mais externa do conduto auditivo e, naturalmente, sai quando em quantidade excessiva. Se o cerume mais externo for empurrado para regiões mais internas do ouvido, ele não sai espontaneamente e pode se acumular gerando uma rolha de cerume (Figuras 1 e 2).
Além disso, caso haja algum descuido ou se coloque a haste flexível mais internamente, podem ocorrer lesões nas delicadas estruturas internas do ouvido levando até a perfuração da membrana timpânica.
Nos casos de acúmulo excessivo de cerume nos ouvidos, o Otorrinolaringologista possui técnicas para a remoção do cerume como a lavagem dos ouvidos, aspirações ou uso de instrumentos como curetas para limpar o ouvido adequadamente.
Em casa, para se fazer a limpeza cotidiana dos ouvidos, use a pontinha da toalha ou envolva seu dedo com um lenço ou papel delicado e limpe apenas a porção mais externa do ouvido evitando colocar qualquer objeto, incluindo o cotonete®, dentro do ouvido.